Engenharia Mecânica

Apresentação

A Licenciatura em Engenharia Mecânica (LEM) encontra-se organizada em 180 créditos ECTS. À semelhança de cursos com objectivos similares leccionados em Instituições de Ensino Superior dentro do espaço Europeu, o curso funciona no regime semestral estando prevista a realização 30 créditos ECTS em cada semestre com o funcionamento simultâneo de 5 unidades curriculares em cada semestre. A elevada componente laboratorial na organização do curso assegura ao estudante a aplicação de conhecimentos e de saberes adquiridos às actividades concretas do respectivo perfil profissional.

Objetivos

Dotar os estudantes com uma formação marcadamente prática e experimental sem perder de vista a fundamentação teórica dos conhecimentos necessários ao exercício da Engenharia Mecânica nas suas diferentes áreas.
O Licenciado em Engenharia Mecânica (LEM) é o profissional que estuda, desenvolve, investiga, concebe, projeta componentes, máquinas, equipamentos, instalações e sistemas mecânicos e térmicos, utilizando energias convencionais ou renováveis, superintende ou colabora nas fases de fabricação, montagem, operação, fiscalização, controlo de qualidade e manutenção de todos os tipos de instalações, reunindo deste modo, um conjunto de competências que lhe permite uma rápida inserção no mercado de trabalho, como demonstra a sua elevada taxa de empregabilidade.

Competências por ramo:

Ramo de Aeronáutica

O Engenheiro Mecânico-ramo Aeronáutica tem competências que lhe permitem desenvolver a sua atividade nas áreas de fabrico e produção aeronáutica, gestão de projeto aeronáutico, seleção de materiais, projeto mecânico, qualidade, tecnologias mecânicas e processos especiais.

Ramo de Automóvel

O Engenheiro Mecânico-ramo Automóvel tem competências que lhe permitem desenvolver a sua atividade nas áreas de produção automóvel, manutenção e reparação automóvel, técnico/comercial no ramo automóvel, retoma/reciclagem automóvel; gestão de frotas, inspeção e peritagem automóvel, projeto mecânico.

Ramo de Produção

O Engenheiro Mecânico-ramo Produção tem competências que lhe permitem desenvolver a sua atividade nas áreas de tecnologia de produção mecânica, planeamento e organização da produção, projeto mecânico, qualidade, manutenção de equipamentos mecânicos.

Ramo de Energia

O Engenheiro Mecânico-ramo Energia tem competências que lhe permitem desenvolver a sua atividade nas áreas de AVAC&R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração); energia, onde se incluem as energias convencionais (combustão e produção de calor, conversão de energia) e as energias renováveis, bem como a gestão de energia; comportamento térmico de edifícios e simulação energética; redes de fluídos.

Onde Exercer

Indústria em geral; Instituições; Gabinetes de Projeto; Concessionários e Oficinas Auto; Empresas de Instalação e de Manutenção; Empresas de Formação de Técnicos Especializados; Empresas de Consultoria; Instalações de Climatização e Refrigeração; Empresas de Energias Renováveis
.

Plano de estudos

Plano de Estudos em vigor

Acreditação

Estado: Acreditado
6 anos de acreditação: De 27 de maio de 2013 até 7 de julho de 2019
Consulte aqui: 
Proposta de curso
Acreditação A3ES

Saídas profissionais

Projeto, orçamentação, fabrico e instalação de equipamentos, produção de componentes aeronáuticos, planeamento e organização da produção, gestão de energia na indústria e edifícios, gestão da manutenção, reparação automóvel, gestão de frotas, gestão da qualidade, ambiente e segurança, consultadoria e auditoria especializada, certificação.

Razões para a escolha do curso

  • A Licenciatura em Engenharia Mecânica continua a ser uma da Engenharias fundamentais, com forte evolução tecnológica, onde as Tis são instrumentos incontornáveis, onde o trabalho de equipa e a cooperação multidisciplinar é uma constante e a gestão de sistemas e de pessoas se torna indispensável, tendo em conta a sustentabilidade económica, energética e ambiental;
  • Proporciona uma formação marcadamente prática e experimental sem perder de vista a fundamentação teórica dos conhecimentos necessários ao exercício da Engenharia;
  • Pela relação de proximidade entre o corpo docente e os estudantes;
  • Pela qualidade dos laboratórios;
  • Pela ligação existente à comunidade envolvente, marcada por intensa prestação de serviços, investigação aplicada e atividade de gestão de estágios e projetos;
  • Por contemplar um estágio que permite uma rápida inserção no mercado de trabalho

Duração e total de créditos ECTS

3 anos | 180 ECTS

Coordenação do curso

Coordenador de Curso:

Professor Doutor João Francisco dos Santos Fernandes | joao.francisco@estsetubal.ips.pt

Coordenadores Adjuntos:

Ramo de Aeronáutica - Professor Doutor Ricardo Miguel Gomes Simões Baptista
Ramo de Automóvel - Professor Doutor Paulo Jorge Pires Moita
Ramo de Energia - Professor Doutor João Nuno Pinto Miranda Garcia
Ramo de Produção - Professor Doutor Ricardo Miguel Gomes Simões Baptista

Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica

Despacho de publicação em Diário da República

Propina anual

900 euros

Formas de pagamento: O valor da propina poderá ser liquidado na íntegra, no ato da matrícula / inscrição, ou paga em 10 prestações, de acordo com o plano de pagamentos especificado no Regulamento de Propinas do IPS.
Nos atos de candidatura, matrícula (1º Ano) e de inscrição (2º Ano) deverão ser pagos os emolumentos respetivos.
Para estudantes internacionais é aplicada a propina conforme Regulamento de Propinas do IPS, conforme o nº 2.01 do respetivo Regulamento:
(valor da propina aprovada para a formação, multiplicado pelo fator 2,0)
Esta informação não dispensa a leitura do regulamento de Propinas em vigor.
 

Número de vagas

Consultar despacho aqui

Condições de acesso e ingresso

Regime Geral | Concurso Nacional de Acesso

Condição de acesso: 12º ano ou habilitação legalmente equivalente
Provas de ingresso: (16) Matemática e (07) Física e Química
Fórmula da nota de candidatura: notas do Ensino Secundário (65%) e da Prova Ingresso (35%)
Classificação Mínima: 100 (cem) para a Nota de Candidatura | 95 (noventa e cinco) para a Nota da Prova de Ingresso
Preferências Regionais: 40% vagas, para os alunos oriundos dos Distritos de Beja, Setúbal, Lisboa, Évora, Açores e Madeira

Consulte aqui as condições de acesso específicas para o Regime Geral

Maiores de 23 anos

Consulte aqui as condições de acesso específicas para o Regime de M23

Regimes Especiais

Consulte aqui as condições de acesso a Concursos Especiais, Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso

Pré-requisitos

Não aplicável.

Outra informação

Empregabilidade

Segundo estatísticas do IEFP existe um nível de empregabilidade de 93,4%.

Relatórios

Relatório de monitorização 2015-2016

Testemunhos

" Os conhecimentos que adquiri durante a licenciatura revelaram-se uma base sólida sobre a qual começo a construir a minha carreira. A relativa pequena dimensão da ESTSetúbal não é uma desvantagem. A maior proximidade entre alunos e professores permitiu-me obter respostas para dúvidas que não as do curso. Além de ter tido a oportunidade de participar em projetos extra curriculares relacionados com a minha área. Ter-me licenciado em engenharia mecânica na ESTSetúbal foi sem dúvida um bom investimento no meu futuro".

 

Pedro Gomes
Diplomado do curso de licenciatura em Engenharia Mecânica – Ramo Mecânica Automóvel
Inspetor de Controlo de Condição no MIIT


" Foi este que me garantiu logo entrada no mercado de trabalho na área por mim pretendida e que me deu as bases para no ano 2000 criar uma empresa na área da climatização, ventilação e energias renováveis. Dos 25 trabalhadores da minha empresa, 7 são diplomados da ESTSetúbal e alguns ex colegas de curso".

 

Florival Lucas
Diplomado do curso de licenciatura em Engenharia Mecânica – Ramo Energia
Diretor Geral da Ar Watt – Ar Condicionado e Ventilação, Lda.
Administrador da Imoarrábida


" O curso permitiu-me conhecer e tomar contacto com as ferramentas de engenharia mecânica atuais, proporcionando visão e capacidade de pesquisa de soluções técnicas para problemas de engenharia. Durante o curso tive a oportunidade de conhecer um corpo docente acessível e com as mais variadas experiências profissionais".

 

Nuno Benedito
Diplomado do curso de licenciatura em Engenharia Mecânica – Ramo Produção
Engenheiro de Garantias na Alstom Power S.A.