Proteções na Média Tensão

Esta formação de destina-se a técnicos na área de manutenção de instalações elétricas de média tensão, com o objetivo, de fornecer competências nas áreas das proteções de MT e dimensionamento de proteções de MT.

Objetivos

O formando no final da formação deverá estar apto a dimensionar uma proteção de MT, saber calcular as diversas correntes de curto-circuito na rede.

Estrutura curricular / Conteúdos:

As arquiteturas das redes de distribuição elétrica (2h online)

• Redes Radiais; tipos de proteções utilizadas vantagens e inconvenientes;
  • Redes em Anel, tipos de proteções utilizadas vantagens e inconvenientes;
  • Rede Malhadas, tipos de proteções utilizadas vantagens e inconvenientes;
  • Redes Mistas, tipos de proteções utilizadas vantagens e inconvenientes.
  • Exemplos de aplicação.

Os principais defeitos das redes e das máquinas (2h online)

• Curto-circuito;
  • Sobrecarga;
  • Defeitos de máquinas rotativas.

As fontes das correntes de curto-circuito (4h online)

• Estudo das componentes simétricas;
  • Tipo de defeito, fase-terra, fase-fase, fase-fase-terra;
  • Exemplos de cálculo

Método e ferramentas de cálculo das correntes de curto-circuito Icc (2h online)

• Exemplos de software;
  • Exemplos de cálculo.

Os sistemas de ligação à terra (2h online)

• Diversos sistemas de ligação de terra;
  • Aplicações deste sistemas.

A medida da corrente fase e de terra (2h online)

• Medição das correntes de defeito;
  • Identificação das correntes em função do defeito.

A medida da tensão (2h online)

• Transformadores de tensão;
  • Relações de transformação.

As proteções e características gerais (2h online)

• Tipo de proteções utilizadas em MT;
  • Elementos constituintes da proteção;
  • Poder de corte.

Seletividade (2h online)

• Diversos tipos de seletividade;
  • Seletividade amperimétrica e cronométrica.

Aplicações laboratoriais (4h Presenciais - Laboratório).

• Técnicos de instalações elétricas;
  • Diplomados e ou técnicos ligados à manutenção;
  • Outros interessados sem formação, mas com conhecimentos de instalações elétricas de média tensão

Duração e total de créditos ECTS

O curso é enquadrado como uma microcredencial com 3 ECTS e conferente de diploma para os formandos que obtenham aprovação e tenham frequentado pelo menos 80% das horas de contacto.

Transmissão de conhecimentos em aulas teórico-práticas com apresentação de conceitos, exemplos e estudos de caso.

Responsabilidade do Curso

Professor Paulo Jorge da Costa Santos

Carga Horária, Horário e Período de Funcionamento

O curso tem um total de 20 horas à distância e 4 horas presenciais, 56h de trabalho autónomo e 4h de avaliação (ver distribuição dos dias e horas no edital).

Inscrição limitada a um máximo de 18 formandos por turma. O número mínimo para garantir o funcionamento de cada turma do Curso é de 10 formandos, podendo a Presidente do IPS autorizar a título excecional, sob proposta do Diretor da ESTSetúbal/IPS, o funcionamento de um número inferior das inscrições.

O valor a pagar pelo curso é de 155€, que inclui o valor da propina (90€) e corresponde ao valor total dos ECTS da microcredencial, conforme definido no Despacho n.º 38/Presidente/2023, de 03 de fevereiro e dos emolumentos (65€, que inclui 25€ da taxa de candidatura, 25€ da taxa de matrícula, que já inclui o seguro escolar, e 15€ da certidão de desempenho escolar/certificado de microcredencial).
Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos trabalhadores de instituições com protocolos/acordos específicos com o IPS e os estudantes, os trabalhadores e bolseiros de investigação do IPS, estão isentos da propina (números 9 e 10 do ponto F do Despacho n.º 38/Presidente/2023) e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a resolução do Conselho de Gestão de outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento do seguro escolar, por parte de entidade empregadora, o participante pagará 2,5€.
Enquadrado pelo regulamento 914/2022, de 29 de setembro e pelo edital de Atribuição de apoios e incentivos no âmbito de programas de formação financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adulto” relativos ao ano letivo 2023/2024 - projeto PROMETHEUS, os estudantes podem ter apoio para pagamento das propinas deste curso.

Processo de Candidatura

A formalização da candidatura processa-se através da entrega do processo de candidatura via online, no portal do Instituto Politécnico de Setúbal em www.ips.pt, e pelo pagamento dos emolumentos associados (quando aplicável).
As candidaturas devem ser efetuadas nos prazos definidos neste edital, sendo instruídas com os seguintes documentos:

• Certificado de Habilitações Escolares ou lista de Unidades Curriculares realizadas no caso de candidatos/as estudantes;
  • Cópia de Documento de identificação (BI/CC/Passaporte/Título de Residência permanente) ou a Minuta
  • com os dados de identificação;
  • Cópia do cartão de contribuinte, se não submeteu Cartão de Cidadão, ou a Minuta com os dados de identificação;
  • Currículo Vitae;
  • Comprovativo de que o/a candidato/a pertence a organização/instituição com quem o IPS tem um acordo PRR ou que é estudante, trabalhador/a ou bolseiro/a de investigação do IPS.

Critérios de Seriação e de Seleção

A seleção dos candidatos seguirá os seguintes critérios:

• 1º Análise da relevância e classificação das habilitações literárias (40%);
  • 2º Análise da relevância da experiência profissional (40%);
  • 3º Análise da relevância de outros elementos curriculares (20%).

Júri

O júri do concurso de acesso é composto por:
Presidente: Professor Paulo Jorge da Costa Santos
Vogais: Professora Svetlana Chemetova; Professor Pedro José Ambrósio Lobato

Edital | Candidatura (brevemente disponível)