MOOC Cloud Computing Virtualização e Containers, Desafios e Soluções

Enquanto modalidade de ensino-aprendizagem, o MOOC facilita flexibilidade da aprendizagem, oferendo aos estudantes a oportunidade de gerir o tempo e o local de estudo. Esta possibilidade exige que o estudante organize o seu próprio tempo para acompanhar o conteúdo do curso de acordo com o cronograma estabelecido, desenvolvendo competências de autodireção. Neste MOOC é apresentado o tema cloud computing pela sua relevância na conjuntura atual e o seu
impacto na economia, inovação, acessibilidade global e eficiência operacional. Este tipo de computação desempenha um papel fundamental em moldar a forma como vivemos, trabalhamos, nos comunicamos e como acedemos a conhecimento. Presentemente é a infraestrutura que sustenta muitos dos serviços essenciais ao normal funcionamento da sociedade nas mais diversas áreas, desde a transformação digital à segurança, da saúde à economia. Cloud computing continuará a ser um motor de mudança e inovação, afetando positivamente a sociedade no futuro previsível. A capacidade de fornecer serviços flexíveis, escaláveis e acessíveis será essencial para impulsionar o progresso e a eficiência do mundo.

Objetivos e Competências

A realização deste MOOC tem subjacentes os seguintes objetivos de aprendizagem:

• Conhecer os conceitos de virtualização e escalabilidade e os os principais desafios associados.
  • Conhecer as principais soluções comerciais e de código aberto e identificar as suas vantagens e desvantagens.
  • Entender os impactos na gestão financeira das entidades.

Estrutura curricular / Conteúdos:

1. Tecnologias de virtualização
1.1. Introdução
1.2. Servidores físicos subutilizados
1.3. Virtualização com máquinas virtuais
1.4. Escalabilidade vertical e horizontal
1.5. Microsserviços e aplicativos nativos da nuvem
1.6. Virtualização com containers
1.7. Os benefícios dos containers
2. Desafios de cloud computing
2.1. Segurança
2.2. Gastos - economias de escala
2.3. Governação
2.4. Conformidade
2.5. Migração para cloud
2.6. Cost Management
3. Soluções comerciais vs. de código aberto
3.1. Amazon Web Services (AWS)
3.2. Microsoft Azure
3.3. Openstack
3.4. Apache CloudStack
4. Modelo de responsabilidade partilhada
5. Despesas de capital (capex) e Despesas operacionais (opex)

Créditos ECTS

1 ECTS.

As metodologias subjacentes à conceção deste curso visam proporcionar aos estudantes uma experiência de  aprendizagem abrangente e envolvente. Neste sentido inclui:

• Materiais multimédia explicativos dos conteúdos do curso.
  • Sugestão de leituras adicionais e materiais complementares tendo em vista o aprofundamento do conhecimento sobre os tópicos abordados no curso.
  • Pequenos quizzes ao longo do curso, que constituem ferramentas de autoavaliação, permitindo aos alunos avaliarem seu próprio progresso. Estes quizzes constituem uma forma de realizar avaliação formativa, oferendo aos estudantes a oportunidade de percecionarem o que já aprenderam e o que necessitam de aprofundar, revisitando os materiais disponibilizados.
  • Fóruns de discussão, que permitem promover a interação entre estudantes e entre estes e o professor. Nestes fóruns os estudantes podem fazer perguntas, debater tópicos, partilhar experiências, colaborar com outros colegas e interagir com o professor do curso.
  • Gamificação que recorre a elementos de jogos (recompensas, níveis, pontos), tornado o ambiente de aprendizagem mais envolvente e motivador.

Responsabilidade do Curso

Professor Vala Ali Rohani

Carga Horária, Horário e Período de Funcionamento

Número de horas (estimadas) de realização das atividades propostas no curso: 6 horas
Número de horas de trabalho autónomo: 21 horas.

Brevemente disponível.

Brevemente disponível.

Processo de Candidatura

Critérios de Seriação e de Seleção