abril

Seminário "Tratamentos térmicos e endurecimento superficial em aço"

Data e hora: 3 de abril | 17:00h às 18:30h
Orador: Engº Domingos Granja  (Thyssenkrupp Portugal - Aços e Serv. Lda)
Público-Alvo: Estudantes da UC de Tecnologia mecânica III da Licenciatura em Engenharia Mecânica - Ramo Produção
Requisitos: Não tem
Sinopse: Noções básicas e tipos de tratamentos térmicos em aços. Noções básicas e tipos de endurecimentos superficiais em aços. Tecnologias e aplicações. Casos de estudo

março

Seminário "Apresentação de Solução KNX/Domótica"

Data e hora: 27 de março| 17:30h
Orador: Engº João Lagoas  (Hager - Sistemas Elétricos Modulares, SA.)
Público-Alvo: Estudantes de Mestrado e de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Licenciatura em Tecnologias de Energia, CTeSP de Redes Elétricas Inteligentes e Domótica e todos os interessados na temática abordada
Requisitos: Não tem

Seminário "Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis - Dia EDP"

Data e hora: 25 de março| 19:00h
Oradores: Luís Tiago Ferreira  (EDP Distribuição - Eficiência Energética e Mobilidade Elétrica); Mário Rui Simões (EDP Inovação - Energy Storage)
Público-Alvo: Entrada livre
Requisitos: Não tem
Programa: 19:00h A mobilidade elétrica nas redes de distribuição e o imperativo do carregamento inteligente; 20:00h Energy storage

Palestra "Formação RCT-Power - Sistemas trifásicos de armazenamento e produção de energia solar fotovoltaica"

Data e hora: 20 de março| 14:30h às 16:30h
Oradores: Klaus Richter, Anne Santos, Nuno Valério  (Be Sun - Solar & Heating Systems)
Público-Alvo: Estudantes da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Licenciatura em Tecnologias de Energia e todos os interessados na temática abordada
Requisitos: Não tem

Aula Aberta "Avoiding blindness: do you have what it takes?"

Data e hora: 20 de março| 12:00h às 13:30h
Orador: Eng. Nuno Almeida (Image Processing Engineer)
Público-Alvo: Todos os interessados na temática abordada
Requisitos: Não tem
Sinopse: A Retmarker é uma Start-up tecnológica que desenvolve soluções baseadas em Inteligência Artificial para a identificações de lesões na retina humana. Nesta palestra vamos ficar a conhecer como estas tecnologias estão a possibilitar a identificação precoce de lesões, que podem evoluir para estádios de perda permanente de visão.

Palestra "Fim de vida de veículos - O caso dos veículos elétricos"

Data e hora: 14 de março| 19:00h às 21:00h
Orador: Eng. José Amaral (VALORCAR)
Público-Alvo: Estudantes da Pós-Graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos. Restantes interessados na temática abordada

fevereiro

Seminário "Gestão informatizada da manutenção"

Data e hora: 27 de fevereiro| 18:30h às 22:00h
Orador: Eng. Henrique Faro (Consultor independente, ATTCEI), Eng. Luís Maia Vieira (ATM), Eng. Marco Oliveira (ValueKeep)
Público-Alvo: Alunos do 3º ano de LTGI e todos os interessados

janeiro

Palestra "Redes elétricas inteligentes / Smart Grids"

Data e hora: 17 de janeiro| 10:15h às 12:00h
Orador: Eng. Pedro Daniel (EDP Distribuição)
Público-Alvo: Alunos da ESTSetúbal em particular da LEEC e do CTeSP de Redes Elétricas Inteligentes e Domótica (REID)
Requisitos: Não tem

Palestra "Métodos de medida sem contato"

Local: ESTSetúbal | Auditório 5
Data e hora: 11 de janeiro| 14:30h
Orador: Eng. Alfredo Rebello (LOOP - Projeto e Comércio Internacional, Lda.)
Público-Alvo: Alunos na ESTSetúbal em particular da LEACI. Docentes das áreas disciplinares de IM e CP
Requisitos: Não tem
Sinopse: A Medição de nível sem contato: ultrassons e radar. A medição de densidade sem contato: sistemas radiométricos. A medição de caudal sem contato: ultrassons. A medição de concentrações por contato: refratómetros digitais.

Seminário "Bases de dados NoSQL:MongoDB e REDIS"

Local: ESTSetúbal | Auditório 1
Data e hora: 11 de janeiro | 09:00h às 11:30h
Orador: Eng. Paulo Fournier (TrackiT Consulting)
Público-Alvo: Todos os interessados
Requisitos: Não tem
Sinopse: Apresentação de paradigmas NoSQL: Document databases and Key-value databases. Exemplos práticos com recurso ao MongoDB e REDIS, respetivamente.

Palestra "Sistemas fotovoltaicos: legislação e implementação"

Data e hora: 10 de janeiro| 10:00h às 12:00h
Orador: Eng. Mário Cruz
Público-Alvo: Alunos da LEEC e CTeSP de Redes Elétricas Inteligentes e Domótica (REID).
Requisitos: Não tem

Palestra "Reactive Native e componentes nativos"

Data e hora: 9 de janeiro| 10:30h às 11:30h
Orador: Eng. Vítor Silva (Dev2Grow)
Público-Alvo: Todos os interesados
Requisitos: Não tem

Palestra "Emoções, Videojogos e Contexto Computacional (under the HCI umbrella: emotions, games and context awareness)"

Data e hora: 7 de janeiro| 13:30h às 15:30h
Orador: Prof. Dr. Bruno Cardoso (Katholieke Universiteit Leuven, Faculty of Arts)
Público-Alvo: Todos os interessados
Requisitos: Não tem
Sinopse: O campo da IPM é bastante abrangente, incluindo vários tópicos e com um campo de aplicabilidade bastante alargado. Esta palestra seguirá o exemplo de várias linhas de investigação para proporcionar uma prespetiva da forma como investigadores na área de IPM podem integrar equipas multidisciplinares e contribuir em diferentes contextos.