Tecnologias Informáticas (na ESTSetúbal/IPS - Programa BrightStart)

Apresentação

O Programa BrightStart é uma iniciativa da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS (ESTSetúbal/IPS) com a Deloitte.
Trata-se de um programa piloto, que procura contribuir para a educação e formação para a empregabilidade dos jovens, em que a empresa colabora ativamente na transferência de working skills, reforçando desta forma a sua capacidade de contratação de talento.
O Programa BrightStart está enquadrado numa estratégia de responsabilidade social, que pretende criar um impacto relevante na sociedade.
O Programa BrightStart destina-se a jovens que terminaram o ensino secundário ou profissional que pretendem progredir os seus estudos num curso na área de informática e de competências digitais com forte componente prática e ligação ao mercado de trabalho, que assegura todos os encargos com as propinas, bem como o pagamento de uma bolsa que garante que os alunos têm recursos financeiros para poderem prosseguir com o programa até à conclusão do seu curso superior.

Local de funcionamento:

ESTSetúbal/IPS - Parceria com a Deloitte - para FAQ clique aqui

Objetivos

O Programa BrightStart é constituído por uma vertente académica e uma vertente profissional. As Unidades Curriculares (UC) do curso possuem componente teórica onde se apresentam os conceitos fundamentais e uma componente prática/laboratorial onde se exemplificam e aplicam os conceitos. As aulas são de presença obrigatória, dado que a interação entre docentes e estudantes é fundamental para a transmissão dos conceitos e avaliação das competências adquiridas. O desenvolvimento de projetos e trabalhos laboratoriais com relatório é prática comum na quase totalidade das UC que compõem o curso. A formação em contexto de trabalho (estágio) permite o contacto com a realidade da empresa e a aquisição de competências específicas fundamentais para um bom desempenho profissional.

Plano de estudos

Plano de estudos

Homologação

Registo inicial: R/Cr 34/2018 de 29-05-2018

Diplomas legais: Despacho nº 7688/2018 de 10/08/2018

Saídas profissionais

O estudante do CTeSP de Tecnologias Informáticas deverá ser um profissional que, de forma autónoma, ou em equipa tenha a capacidade para conceber, modelar, implementar e manter sistemas de informação de suporte às organizações, tendo como base as tecnologias informáticas emergentes e as existentes no mercado, de modo a permitir a otimização dos processos de negócio das organizações. O profissional com esta formação deverá ter um nível elevado de especialização em tecnologias digitais e aplicações, nomeadamente SAP, OutSystems, Navision, Java, RPA (Robotic Process Automation), entre outras, permitindo a criação de maior valor acrescentado nas organizações e na economia. A formação em contexto de trabalho (estágio) permite o contacto com a realidade da empresa e a aquisição de competências específicas fundamentais para um bom desempenho profissional.

Atividades principais do perfil profissional:

  • Elaborar e implementar procedimentos, com base em padrões e regras utilizados na resolução de problemas relacionados com sistemas de informação;
  • Coordenar os processos de análise e documentação técnica de sistemas de informação;
  • Elaborar e implementar sistemas de informação empresariais;
  • Planear e realizar atividades de manutenção e otimização de sistemas de informação empresariais;
  • Gerir e supervisionar de forma integrada as tecnologias e os sistemas de informação empresariais;
  • Planear e realizar atividades relacionadas com a arquitetura organizacional dos sistemas de informação empresariais.

Razões para a escolha do curso

No Programa BrightStart, os estudantes vão ter um currículo académico muito prático onde terão a oportunidade de trabalhar em ambiente real, o que significa, executar atividades e integrar equipas de pequenos projetos. O seu tempo será dividido entre as aulas e a vertente prática, em ambiente real.

Duração e total de créditos ECTS

2 anos | 120 ECTS

Coordenação do curso

Professor Nuno Miguel Vicente de Pina Gonçalves | nuno.pina@estsetubal.ips.pt

Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias Informáticas

Propina anual

Propinas e emolumentos assegurados pelo Programa BrightStart

Número de vagas

22 (mais informação aqui)

Condições de acesso e ingresso

Brevemente disponível

Pré-requisitos

Para ser elegível para este programa, os potenciais candidatos terão de obter aprovação num conjunto de provas, constituídas por dinâmicas de grupo, entrevistas, etc., a realizar em data a definir.

Outra informação

Contactos uteis:
email: BrightStart@deloitte.pt
Telefone: 210422932