Aliança de Cooperação Escola-Empresa foi assinada no Politécnico de Setúbal

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi, no dia 10 de outubro, palco da assinatura de um memorando de entendimento que marca o nascimento da Aliança de Cooperação Escola-Empresa da Oficina Lu Ban Portuguesa, encetando uma nova fase na vida desta oficina tecnológica, inaugurada em dezembro de 2018 no âmbito de uma parceria com o Governo da província chinesa de Tianjin.

Esta aliança irá iniciar uma nova fase, de maior abertura ao exterior, quer às escolas profissionais, quer às empresas. O que se pretende é trazer os professores e os estudantes das escolas profissionais para dentro da Oficina Lu Ban, para que possam inclusivamente ter aqui aulas regulares.

Numa apresentação dirigida às empresas presentes, José Lucas, docente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) e coordenador da Oficina Lu Ban Portuguesa, elencou as vantagens deste laboratório, enquanto espaço de formação e também de ensaio de soluções para problemas concretos. “Os processos produtivos não são mais do que paradigmas e nós, como temos muitos tipos de processos, podemos reconfigurar os nossos para que possamos simular as condições que as empresas têm nas suas fábricas”, disse.

Hugo Frazão, finalista da licenciatura em Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação, realçou a oportunidade de “aprender novos métodos de programação” e também de “aprender um pouco da cultura e da língua chinesa”, cujos rudimentos já domina, depois de um semestre de aulas e de duas visitas a Tianjin. Da segunda viagem, o estudante do IPS regressou inclusivamente com um 2.º lugar na National Vocational Students Skills Competition 2019, atribuído à equipa que formou com um colega chinês, da TVMEC de Tianjin.

Veja notícia completa aqui