Prémio Inovação Jovem Engenheiro distingue docente da ESTSetúbal/IPS

José Ferreira recebe Menção Honrosa por investigação realizada na NASA

José Ferreira, docente da ESTSetúbal/IPS, foi recentemente distinguido com uma Menção Honrosa no âmbito da 29ª edição do Prémio Inovação Jovem Engenheiro, promovido pela Ordem dos Engenheiros - Região Sul, por uma investigação desenvolvida na NASA, agência espacial dos Estados Unidos.

O júri, composto por diversas personalidades de relevo na área da Engenharia, reconheceu assim o mérito técnico-científico, bem como o carácter inovador e a aplicabilidade, do trabalho "Análise de Imagens por Inteligência Artificial para Medições Angulares em Túneis de Vento". Uma nova ferramenta que, segundo o investigador, "permite o acesso com custos reduzidos a um método de medição consideravelmente preciso para ensaios em túneis de vento, que são, por natureza, de elevada complexidade e muito dispendiosos".

A solução proposta, que será especialmente útil para as instituições de ensino superior e indústria, recorre "a uma simples câmara fotográfica e a um computador portátil e permite calcular parâmetros cruciais através de um algoritmo de inteligência artificial", adianta o docente do Departamento de Engenharia Mecânica, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), enumerando a aplicabilidade da nova metodologia.

No caso do meio académico, terá especial interesse em atividades de investigação no domínio da mecânica de fluidos experimental, revelando-se "uma solução bastante económica, de complexidade reduzida e baseada em software open source". Quanto à indústria, a aplicação pode servir como complemento às estratégias já usadas para identificação de fenómenos dinâmicos de vibração, "aumentando a fiabilidade destes métodos e permitindo uma solução menos intrusiva na fase de teste".

Veja a notícia completa aqui