IPStartUp acolhe projetos empresariais da Malásia e do Irão

o StartUp Visa é um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal, prevendo um processo prévio de certificação de incubadoras para que possam ser entidades de acolhimento e apoio na criação e instalação de empresas de base tecnológica.

Desde a sua certificação, em 2018, pelo programa nacional StartUp Visa, coordenado pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, a incubadora de ideias de negócio do Instituto Politécnico de Setúbal (IPStartUp) já recebeu mais de 40 candidaturas de projetos empresariais estrangeiros. Destas foram acolhidas duas, a consultora de análise de dados Data Corner, vinda da Malásia e entretanto já empresa registada em Portugal, e um projeto de negócio na área do e- commerce, com origem no Irão, que se encontra em desenvolvimento.

Ambos os projetos têm sede no edifício da incubadora, no campus de Setúbal do IPS, beneficiando das vantagens de uma estrutura que faz a ponte entre os mundos académico e empresarial.
Para Vala Ali Rohani, fundador da Data Corner, Setúbal foi a escolha óbvia entre as cinco incubadoras nacionais que demonstraram interesse no seu projeto. Sobretudo pelo "ambiente académico" em que está inserida e no qual o também investigador se sentiria naturalmente em casa, mas também por ser uma região de forte tecido industrial. "Percebi que era uma grande oportunidade de ter a colaboração do ensino superior e também da indústria", lembra o empreendedor, que alcançou resultados francamente promissores ao longo deste primeiro ano de incubação.

Desde 1 de maio de 2019, data oficial do registo, a consultora já angariou dois importantes clientes, tornou-se membro oficial da rede europeia EEN - Enterprise Europe Network, e planeia, ao longo de 2020, contratar dois colaboradores a tempo inteiro entre os estudantes do IPS que acolheu para estágio.
Mais informação aqui