Estudantes do CTeSP de Qualidade Ambiental e Alimentar da ESTSetúbal produzem Cerveja Artesanal

O projeto de produção de Cerveja Artesanal foi realizado no âmbito da disciplina de Tecnologias de Processamento e Conservação de Alimentos, sob orientação da Prof. Helena Sousa e o apoio da Eng.Dina Galhanas. Contou ainda com a dedicada ajuda prestada pelo Sr. José Rua, da Fábrica de Cerveja Artesanal de Setúbal, "Sadina" que cedeu as matérias-primas, reator de fermentação e outro material, a quem a ESTSetúbal muito agradece.

A produção de cerveja é um processo biotecnológico industrial em que se utilizam leveduras que são responsáveis por transformar os açúcares do malte de cevada em álcool e dióxido de carbono.

O processo foi acompanhado pela medição dos valores de pH, densidade e absorvância, tendo-se obtido um teor alcoólico de 8,5%, o que indica uma boa fermentação na cerveja produzida. Através da análise sensorial da cerveja artesanal produzida (teor alcoólico, densidade, sabor, aparência e cheiro) a cerveja produzida foi classificada como uma “Belgian Dark Strong Ale”. Os estudantes criaram ainda um rótulo para a cerveja: “Com Cerveja EST, até sobes o Everest”!