ESTSetubal produz viseiras para proteção de quem está na linha da frente no combate à COVID-19

A partir dos vários recursos existentes no laboratório Innovation Lab, instalado na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal), uma equipa de docentes investigou e desenvolveu um processo para incrementar a produção de viseiras, usando uma fresadora por comando numérico computorizado (CNC) , associado a um programa que otimiza o tempo e o número de peças a produzir. A fresadora é uma máquina de movimento contínuo que, entre outras funções, é usada para recortar placas, mediante um programa previamente definido. Neste caso concreto, pretende-se que recorte placas de PVC para a obtenção das pequenas peças destinadas aos apoios de cabeça, às quais se vão juntar posteriormente as viseiras transparentes.

Este novo processo decorrerá em paralelo à impressão em 3D, que se mantém em laboração também no Innovation Lab, graças uma equipa de perto de 20 voluntários, entre docentes e funcionários, distribuídos em quatro turnos diários.

Neste processo, o IPS contou também com o apoio de empresas da região, como a Lauak Aerostructures Setúbal, a Zircom Engenharia, a BEZE - Montras e Stands e a Cityprint.

Veja notícia completa aqui