CanSat - A equipa Epa_satV ficou em 1º lugar com o projeto “Espaço para Todos”

O objetivo da Competição CanSat é lançar um satélite do tamanho de uma lata de 33cl que seja capaz de sobreviver a um lançamento de um pequeno foguetão, que poderá atingir a altitude de 1km. Durante a descida, deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura.
 
Este ano, a equipa Epa_satV levou à competição nacional nos Açores o projeto “Espaço para Todos”, composto pelas seguintes missões:

  • A missão primária: constituída pela descida assistida por paraquedas e telemetria da temperatura e pressão atmosférica para posterior análise;
  • A missão secundária: consistiu em verificar e controlar, de uma forma acessível a pessoas com necessidades especiais, os parâmetros de temperatura, humidade e qualidade do ar no interior de uma estufa que produz alimentos para a colónia lunar.  A ideia é tornar o espaço acessível a todos, independentemente das suas dificuldades ou limitações, utilizando por exemplo uma linha Braille, leitores de ecrã, construção de uma página web acessível, etc..

 O sucesso destas missões resultou no 1º lugar da competição e a honra de representar Portugal na competição europeia que terá lugar em Itália, de 24 a 28 de junho de 2019.

Veja notícia completa aqui

Veja a notícia anterior relativa à competição CanSat 2019