20 de Setembro Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Os cuidadores familiares de pessoas com demência, muitas vezes chamados cuidadores informais, são cruciais para a qualidade de vida dos doentes. No entanto, os desafios que se levantam a um cuidador são inúmeros.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) apresentam inúmeras oportunidades para melhorar as soluções existentes de suporte aos cuidadores dos doentes de Alzheimer, existindo já muitos produtos e serviços no mercado. No entanto, constatamos que a conceção e a cocriação centradas no utilizador necessitam de ser muito melhor integradas no processo de desenvolvimento deste tipo de produtos. Já que o envolvimento dos utilizadores finais na coprodução, garante o desenvolvimento de produtos mais adequados às necessidades reais e concretas destes.

Apresentação do novo projeto europeu Co-Care

O projeto Co-Care reúne universidades, profissionais de TIC, o sector da saúde e da assistência social e, mais importante, os utilizadores, para melhorar as abordagens de ensino e aprendizagem e fomentar o empreendedorismo no sector das TIC e da saúde.
O objetivo é que o paradigma da cocriação seja utilizado na conceção de soluções TIC para facilitar a vida diária dos prestadores de cuidados informais de pessoas com Alzheimer. De forma a melhorar a qualidade dos cuidados que prestam, dar-lhes uma oportunidade de trabalhar em rede e ajudá-los a manterem-se saudáveis.

Mais informação aqui no website do projeto

Quer receber a Newsletter?

Siga-nos no twitter

Parceiros do projeto: