Avaliação de Risco Elétrico - Sistemas de Proteção de Baixa Tensão
Apresentação
Esta formação de destina-se a técnicos na área de manutenção de instalações elétricas, com o objetivo, de fornecer competências nas áreas das proteções de baixa tensão (BT) e dimensionamento de canalizações elétricas de BT.
Objetivos
O formando no final da formação deverá estar apto a:
- Avaliar o risco elétrico numa instalação elétrica;
- Dimensionar uma pequena instalação de baixa tensão tendo em atenção os aspetos de proteção da infraestrutura, nomeadamente no que diz respeito às proteções de BT;
- Saber escolher uma proteção adequada para a canalização em causa;
- Efetuar um pequeno dimensionamento de uma pequena instalação elétrica de BT.
Estrutura curricular / Conteúdos:
Módulo 1: Introdução à Segurança Elétrica (1h online)
- Conceitos e noções básicas de instalações de energia elétrica de BT;
- Normas e regulamentos aplicáveis à segurança elétrica em BT ;
- Riscos elétricos e suas consequências;
- Tipos de instalações elétricas.
Módulo 2: Identificação de Riscos Elétricos (1h online)
- Identificação de riscos elétricos em instalações elétricas;
- Como identificar áreas de risco elétrico;
- Métodos de identificação de riscos elétricos.
Módulo 3: A distribuição de energia (2h online)
- A rede de distribuição MT;
- As tomadas de terra do posto de MT;
- O posto de MT as escolhas dos transformadores de MT/BT;
- A colocação dos transformadores em paralelo;
- Instalações residências e ou serviços instalações industriais;
- Os regimes de neutro.
Módulo 4: O balanço de potências em BT (2h online)
- A metodologia;
- A identificação de recetores;
- A potência instalada;
- A potência de utilização;
Módulo 5: As funções da aparelhagem (2h online)
- As funções de base e de seccionamento;
- A proteção elétrica;
Módulo 6: Escolha da aparelhagem (2h online)
- Tipo de aplicação;
- Potência requerida;
- Ambiente de instalação;
- Normas;
- Tensão de alimentação;
- Tipo de proteção.
Módulo 7: As canalizações de BT(2h online)
- Fatores que estão relacionados com a determinação da carga a alimentar, noções de potência ativa e reativa;
- Fatores de simultaneidade e de utilização.
Módulo 8: A proteção elétrica, o cálculo da corrente de curto circuito (4h online)
- A impedância de curto-circuito;
- Tempo de atuação do dispositivo de proteção;
- Dimensionamento da proteção.
Módulo 9: compensação do fator de potência (4h online)
- Potência ativa e reativa;
- Baterias de condensadores;
- Dimensionamento de um sistema de compensação.
Módulo 10: Implementação prática em ambiente de laboratório (4h laboratorial presencial)
Destinatários
- Técnicos de instalações elétricas;
- Diplomados e ou técnicos ligados à manutenção;
- Outros interessados sem formação, mas com conhecimentos de instalações elétricas.
Duração e total de créditos ECTS
O curso é enquadrado como uma microcredencial com 3 ECTS e conferente de diploma para os formandos que obtenham aprovação e tenham frequentado pelo menos 80% das horas de contacto.
Metodologias de Ensino / Aprendizagem
Transmissão de conhecimentos em aulas teórico-práticas com apresentação de conceitos, exemplos e estudos de caso.
Responsabilidade do Curso
Professor Paulo Jorge da Costa Santos
Carga Horária, Horário e Período de Funcionamento
O curso tem uma carga horária de 24 horas, num período entre 23 de novembro a 21 de dezembro de 2023 (ver distribuição dos dias e horas no edital)
Vagas
Inscrição limitada a um máximo de 18 formandos por turma. O número mínimo para garantir o funcionamento de cada turma do Curso é de 10 formandos, podendo a Presidente do IPS autorizar a título excecional, sob proposta do Diretor da ESTSetúbal/IPS, o funcionamento de um número inferior das inscrições.
Propina
O valor a pagar pelo curso é de 155€, que inclui o valor da propina (90€) e corresponde ao valor total dos ECTS da microcredencial, conforme definido no Despacho n.º 38/Presidente/2023, de 03 de fevereiro e dos emolumentos (65€, que inclui 25€ da taxa de candidatura, 25€ da taxa de matrícula, que já inclui o seguro escolar, e 15€ da certidão de desempenho escolar/certificado de microcredencial).
Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos trabalhadores de instituições com protocolos/acordos específicos com o IPS e os estudantes, os trabalhadores e bolseiros de investigação do IPS, estão isentos da propina (números 9 e 10 do ponto F do Despacho n.º 38/Presidente/2023) e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a resolução do Conselho de Gestão de outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento do seguro escolar, por parte de entidade empregadora, o participante pagará 2,5€.
Enquadrado pelo regulamento 914/2022, de 29 de setembro e pelo edital de Atribuição de apoios e incentivos no âmbito de programas de formação financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adulto” relativos ao ano letivo 2023/2024 - projeto PROMETHEUS, os estudantes podem ter apoio para pagamento das propinas deste curso.
Processo de Candidatura
A formalização da candidatura processa-se através da entrega do processo de candidatura via online, no portal do Instituto Politécnico de Setúbal em www.ips.pt, e pelo pagamento dos emolumentos associados (quando aplicável).
As candidaturas devem ser efetuadas nos prazos definidos neste edital, sendo instruídas com os seguintes documentos:
- Certificado de Habilitações Escolares ou lista de Unidades Curriculares realizadas no caso de candidatos/as estudantes;
- Cópia de Documento de identificação (BI/CC/Passaporte/Título de Residência permanente) ou a Minuta
- com os dados de identificação;
- Cópia do cartão de contribuinte, se não submeteu Cartão de Cidadão, ou a Minuta com os dados de identificação;
- Currículo Vitae;
- Comprovativo de que o/a candidato/a pertence a organização/instituição com quem o IPS tem um acordo PRR ou que é estudante, trabalhador/a ou bolseiro/a de investigação do IPS.
Critérios de Seriação e de Seleção
A seleção dos candidatos seguirá os seguintes critérios:
- 1º Análise da relevância e classificação das habilitações literárias (40%);
- 2º Análise da relevância da experiência profissional (40%);
- 3º Análise da relevância de outros elementos curriculares (20%).
Júri
O júri do concurso de acesso é composto por:
Presidente: Professor Paulo Jorge da Costa Santos
Vogais: Professora Svetlana Chemetova; Professor Pedro José Ambrósio Lobato