Produção Aeronáutica

Apresentação

A indústria aeronáutica tem tido, nos últimos anos, um enorme crescimento motivado pelo aumento da construção de novas aeronaves a nível mundial e Portugal tem grandes empresas de fabrico de componentes aeronáuticos sediadas em Setúbal, Évora e Ponte de Sor. 
Apesar das dificuldades que estão a afetar esta indústria devido à pandemia da Covid-19, acreditamos que num mundo globalizado em que as viagens fazem parte do modo de vida moderno, seja na perspetiva do lazer, ou na perspetiva profissional, brevemente assistiremos à recuperação de todas as atividades ligadas à aeronáutica.
Em Portugal a formação superior em produção aeronáutica é praticamente inexistente, havendo uma necessidade eminente de profissionais nesta área para dar resposta às necessidades das empresas.

Local de Funcionamento: 

ESTSetúbal/IPS

Aeródromo de Ponte de Sôr | website: Aeródromo de Ponte de Sôr

Grândola - Sem novas admissões

Objetivos

Formar profissionais capazes de estabelecer eficazmente a interface entre a engenharia e a produção, preenchendo ao mesmo tempo a lacuna que existe em Portugal em formação superior na área de produção aeronáutica. O técnico superior de produção aeronáutica tem a capacidade para gerir, implementar, avaliar e supervisionar as atividades de produção de componentes para aeronaves contribuindo para o desenvolvimento sustentável das empresas.

Plano de estudos

Plano de estudos

Homologação

Registo Inicial: R/Cr 113/2015 de 23-06-2015

Registo de alteração: R/Cr 113.1/2015 de 22-08-2016 

Diplomas legais: Aviso nº 680/2016 de 22/01/2016 | Aviso nº 11721/2017 de 03/10/2017 | Despacho n.º 9280/2023 de 2023/09/08

Saídas profissionais

  • Produção de componentes para a indústria aeronáutica
  • Agente de métodos
  • Projeto de ferramentas
  • Programador de CNC
  • Especialista em CAD/CAM (CATIA)
  • Especialista em Materiais Compósitos
  • Certificação de processos
  • Indústria de produção em geral

Razões para a escolha do curso

  • Permite o acesso a uma profissão atual, de futuro e desafiante
  • A industria aeronáutica é considerada de ponta e está em forte crescimento em Portugal, muito particularmente no eixo Setúbal/Évora
  • Perspetivas de evolução do mercado a nível mundial extremamente elevadas
  • O corpo docente tem um elevado grau de especialização
  • Permite o ingresso nos cursos de licenciatura da ESTSetúbal/IPS, com regimes de acesso muito favoráveis

Duração e total de créditos ECTS

2 anos | 120 ECTS

Coordenação do curso

Professor Vítor Manuel Caetano Alcácer | vitor.alcacernull@estsetubal.ips.pt

Propina anual

Pode ser paga em dez prestações: consulte regulamentação de propinas

Número de vagas

Consultar aqui

Condições de acesso e ingresso

Podem candidatar-se:

  • Titulares do Ensino Secundário (regular ou profissional)
  • Titulares de CET, CTeSP ou Curso Superior
  • Titulares das Provas para Maiores de 23 Anos

Consulte aqui as condições de acesso específicas para o Regime Geral
Consulte aqui as condições de acesso específicas para o Regime de M23
Consulte aqui as condições de acesso a Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso

Pré-requisitos

Não aplicável.

Outra informação

Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Curso Técnico Superior Profissional em Produção Aeronáutica

Creditações de UC do CTeSP de PA em UC das licenciaturas da ESTSetúbal/IPS

Lista de Empresas com as quais foram celebrados Protocolos de estágio:

  • Lauak Portuguesa-Indústria Aeronáutica Lda
  • Aero Job SA
  • Meditor, Lda
  • OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal SA
  • Nortávia, Transportes Aéreos
  • Fresatudo-Metalomecânica de Precisão
  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência, S.A.
  • 4x4 Multitrabalho
  • IrRadiare
  • TEKEVER Autonomous Systems (Ponte de Sor)
  • Escola de Aviação Aerocondor, S.A. (Ponte de Sor)
  • Flytech - Comércio e Serviços Aeronáuticos, Lda. (Ponte de Sor)
  • U Aerospace, Lda.

O Curso Técnico Superior Profissional em Produção Aeronáutica a funcionar no Aeródromo de Ponte de Sôr é cofinanciado por:

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Ficha de Projeto 2016-2018